sábado, 1 de setembro de 2012

Setembro a Igreja Católica comemora o mês da bíblia.

“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!”
(Salmo 119,105)

 
  Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
  A bíblia é divida em duas grandes partes o antigo testamento e o novo testamento, é uma das maiores “cartas de amor”  de Deus para conosco, é na bíblia também em que muitos cristão se alimentam espiritualmente, nela também muitas pessoas  busca  viver a santidade baseado nos conselhos que o senhor nos ensina , a bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e conduzida pelo espirito santo.
  Nela também encontramos 4 evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) , onde ele nos amostras vários sinais de cura e prodígios que o senhor realizou, nos transmite toda historia de amor feito por Jesus, (Cf. Mc 10, 46-52. Cf. Lc 8, 43-48).
   Na Bíblia encontramos textos de diversas situações de nossas vidas, onde nos ajuda a continuar na caminhada, é preciso que ponhamos em pratica a leitura da sagrada escritura, Paulo em uma de suas cartas ele nos fala: “Orai e vigiai, pois não sabeis o dia que o senhor vira”, e para que estejamos preparados para segunda vinda do senhor ao mundo é preciso que sejamos orate e vigiante, muitas vezes em certas situações de nossa vida não encontramos a solução, muitos apelam a ir procurar coisas que não são do senhor, sendo que toda a resposta que procuramos esta na sagrada escritura, quando estiver passando por um momento de dificuldade e você não sabe o que fazer, ore e peça a Deus a resposta, após a oração abra a sagrada escritura que eu tenho certeza que o senhor te dará a resposta que necessita o Pe. Zezinho nos ensina cantando: “Dai-me a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa” .
   Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.

Alguns conselhos práticos para quem quer ler, conhecer e viver segundo a Bíblia:
  • 1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;
  • 2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos, Atos dos Apóstolos…;
  • 3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualidade);
  • 4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito, ou seja: por que e para quem o texto foi escrito;
  • 5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;
  • 6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudar a explicar;
  • 7) Atualizar o texto para hoje: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia e a vida. Viver a Palavra!
Bismark Moreira
Deus Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário