quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Papa Francisco convocou dois Sínodos sobre a Família



O Papa Francisco, que a cada instante vem surpreendendo a Igreja e o mundo, anunciou, no dia 8 de outubro, a realização de uma Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos. Será no período de 5 a 19 de outubro de 2014 e terá como tema: os desafios pastorais da família no contexto da evangelização. A surpresa foi maior porque já estava prevista para outubro de 2015 a próxima assembleia ordinária voltada para a pessoa humana e a família, com o tema bem definido pelo Santo Padre: Jesus Cristo revela o mistério e a vocação da pessoa humana e da família.

“Na época em que vivemos, a evidente crise espiritual e social torna-se um desafio pastoral, que interpela a missão evangelizadora da Igreja para a família, núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial. Propor o Evangelho sobre a família neste contexto é mais urgente e necessário do que nunca” – esclarece o Documento de Preparação enviado pela Secretaria do Sínodo dos Bispos a todas as dioceses do mundo.

       Sínodos Ordinários e Extraordinários
O Sínodo dos Bispos foi instituído por Paulo VI em 15 de setembro de 1965, através do Motu PropioApostolicaSollicitudo. Conforme o Código de Direito Canônico, “o Sínodo dos Bispos é a assembleia dos Bispos que, escolhidos de diversas regiões do mundo, reúnem-se em determinados tempos, para auxiliar com seu conselho o Romano Pontífice, na preservação e crescimento da fée dos costumes, na observância e consolidação da disciplina eclesiástica, e ainda para examinar questões que se referem à ação da Igreja no mundo.” (CDC 342.) 

Terminada a assembleia, os Bispos sinodais oferecem ao Papa suas conclusões e sugestões que o ajudarão na elaboração da “Exortação Apostólica” sobre aquele tema estudado. Por exemplo, a V Assembleia Geral, em outubro de 1980, com o tema A missão das famílias cristãs no mundo contemporâneo, ofereceu ao Papa João Paulo II rica contribuição para a elaboração da Exortação Apostólica FamiliarisConsortio, publicada em 22 de novembro de 1981, e considerada o documento mãe de todo os nossos trabalhos da Pastoral Familiar.

A I Assembleia Ordinária aconteceu em 1967. A mais recente, a XIII, realizou-se em outubro de 2012, com o tema A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã. Em 2015, com a XIV, serão comemorados os 50 anos dessa eficaz instituição.

Nessa história, entram as Assembleias Extraordinárias. Em 1969, com Paulo VI, a I Assembleia, sobre As Conferências Episcopais e a Colegialidade dos Bispos. Em 1985, com João Paulo II, celebrando os 20 anos do Concílio, a II Assembleia Extraordinária foi sobre A aplicação do Vaticano II. Para a III Assembleia, em outubro de 2014, o Papa Francisco propôs como tema: os desafios pastorais da família no contexto da evangelização.

Temas semelhantes, com focos diferentes

O Documento de Preparação para o Sínodo de 2014, enviado pelo Vaticano às dioceses, informa que, passados mais de trinta anos da FamiliarisConsortio, os desafios da cultura atual pedem uma palavra nova da Igreja sobre as questões familiares e imploram seja anunciado com entusiasmo o Evangelho da Família. Esclarece ainda que o Papa decidiu estabelecer para o Sínodo dos Bispos um itinerário de trabalho em duas etapas: 2014 e 2015.
– a primeira, a Assembleia Geral de 2014, destinada a especificar a situação concreta em que vive a família hoje e a recolher testemunhos e propostas dos bispos e suas dioceses sobre como anunciar e viver de maneira fidedigna o Evangelho da Família;
– a segunda, a Assembleia Geral de 2015, visa contribuir com linhas de ação para a pastoral da pessoa humana e da família.
Pe. Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, comentou que “é assim que o Papa deseja promover a reflexão e o caminho da comunidade da Igreja: com a participação responsável do episcopado das diversas partes do mundo”. 

Pe. Sebastião Sant’Ana *


Nenhum comentário:

Postar um comentário